Um ponto de interesse, frequentemente abreviado como POI, é um termo empregado na cartografia para designar a representação de um determinado objeto ou particularidade do mundo real/concreto através de um ícone posicionado em um ponto específico do mapa.
Por exemplo, ao buscar um hotel, pode ser útil visualizar no mapa todos os hotéis na proximidade. Se suas localizações estiverem marcadas por um ícone facilmente reconhecido (, por exemplo), sua identificação se torna simples.

Na expressão “ponto de interesse”, não se deve interpretar literalmente a palavra “interesse”; um ponto pode ser algo bem comum — como um camping, por exemplo —, e só se torna “interessante” quando um usuário do mapa busca um local para acampar ou pernoitar. Na verdade, a maioria dos POIs são “comodidades”, não lugares especialmente memoráveis ou extraordinários.
Geralmente os POIs aparecem em uma camada acima de outros elementos do mapa, como as linhas que representam estradas ou as delimitações bidimensionais representando áreas de uso específico do solo (a área de um parque nacional, por exemplo).
Categorias
A RutAmerica acrescenta uma camada de ícones no mapa (acima da camada padrão do OSM). São POI de diversas categorias, indicando a localização de objetos especialmente selecionados para dar suporte ao viajante ou turista — pontos turísticos, hotéis, restaurantes, estruturas de suporte, etc.
Usamos cores distintas para representar categorias distintas de objetos.